segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pandora

Vou logo avisando, não sou imparcial quando o tema é Pandora. É meu personagem mitologico preferido e banco, de graça, sua defesa. Algo me diz, que muito do que se escreve e diz dela é intriga da oposição, rs. E, como foram os homens que escreveram a sua história, muito há para ser questionado. Ademais... eu também abriria a caixa! Que idéia é essa de dar um presente e proibir de abrir?!? Santa tolice, Batman!
Reza a lenda que...
Todos os deuses do Olimpo compareceram, sob as ordem de Zeus (macho e mandão), ao nascimento de Pandora, a primeira mulher. Diz o todo poderoso:
"Eu presentearei os homens com um mal (porco chauvinista!) e todos, no fundo do seu coração, desejarão cercar de amor a sua própria infelicidade..."
Depois Zeus cai na gargalhada (cretino) e ordena a Hefestos que, sem demora, umideça com água um pouco de terra e aí coloque nessa mistura a voz e a força de um ser humano e que forme, à imagem das deusas imortais, um belo corpo amável de virgem. Atena lhe ensinará seus trabalhos, o ofício que tece mil cores.  Afrodite sobre sua fronte espalhará a graça, o desejo doloroso, as preocupações que despedaçam os membros, enquanto que um espírito imprudente e um coração artificioso (maldosos) serão colocados por Hermes, o mensageiro. Zeus fala e todos obedecem. Hermes cria mentiras, palabras enganadoras, coração manhoso, assim como quer o deus dos deuses e dos homens. Depois, o arauto dos deuses  põe nela a palabra e dá o nome de Pandora, porque são todos os habitantes do Olimpo que, com esse presente fazem da desgraça um presente para os homens
Assim, a pobre Pandora, e por conseguinte todas suas filhas e herdeiras, as mulheres, passam a simbolizar a origem de todos os males da humanidade (falei, bando de machistas...). Segundo o mito de sua criação, Zeus a modelou como um castigo  pela desobediência de Prometeu, que roubou o fogo do céu para dar aos homens. Pegou a linha de pensamento (vingança) do deus supremo? Já que os homens conseguiram o benefício do fogo contra sua vontade, iriam agora conhecer os malefícios da mulher. A mulher é o preço que pagam pelo conhecimento do fogo. Fogo e mulher se equivalem em perigo e poder. Dependendo do comportamento do homem, podem ambos serem fonte de bondade ou desgraça. Benfeitoria ou perversidão. Fogo e mulher correspondem, simbolicamente, ao amor, que todo ser humano deseja... mesmo que sofra em função dele. O homem, que obteve o fogo divino, suportará a queimadura pelo fogo do seu próprio desejo? Brincadeira ardilosa (e perigosa) essa inventada por Zeus.
Quanto a caixa que Pandora abriu... bem, isso fica para outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...