domingo, 8 de maio de 2011

Dia das mães... um pouco de história.

Meu dia das mães - 2011
O Dia da Mãe tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, perdeu a mãe e entrou em depressão. Comovidas com o seu sofrimento, algumas amigas suas, homenagearam a falecida com uma festa.
Anna, quis, depois, que a homenagem se estendesse a todas as mães dos Estados Unidos. O Dia das Mães, passou a ser comemorado em todo o país a 9 de Maio, data oficializada em 1914, pelo presidente Woodrow Wilson.
Na Grécia antiga, no inicio da Primavera, celebrava-se uma festa em honra da Deusa Rhea, mulher de Cronos, e mãe de todos os deuses desta cultura. Em Roma, tinham lugar festas comemorativas em honra de Cibele, deusa que representava a Mãe-Natureza.
A Igreja Católica, como não pode apagar de todo, estas festividades, incorporou-as nas festas à Virgem Maria, a Mãe de Cristo, e por analogia, a Mãe de todos nós.
No sec. XVII, em Inglaterra, celebrava-se no quarto domingo da Quaresma, um dia chamado “O Domingo da Mãe”. Nesta época, a classe baixa inglesa, trabalhava longe de casa. Assim, no Domingo da Mãe, os “criados” tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa para passar o dia com as suas mães.
No Brasil comemoramos no segundo domingo do mês de maio, e em Portugal no primeiro. Não importa como, nem quando... dia das mães precisa ser comemorado, pois esse amor sem fim tem que ser lembrado.

Feliz todos aqueles que possuem mãe para abraçar, beijar ou apenas ligar neste dia especial. Mais felizes ainda aquelas que provaram dessa doce aventura... de ser mãe!
Feliz dia das MÃES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...