1- Rotina – A grande vilã de todos os relacionamentos. Poucas pessoas se dão conta que caíram na rotina, e quando percebem.... ela já está firmemente instalada na vida do casal. Como se livrar dessa 
indesejada?  Ela é sutil, vem disfarçada de  intimidade, comodidade e relaxamento geral... parece bom, mas não é.  Por exemplo, você planeja no fim de semana ir até aquele barzinho, ai chega no dia e ele fala que prefere alugar um filme e fazer pipoca, você pensa “perfeito!, vamos ficar em casa!” No outro fim de semana combinam de vocês irem até o centro ver a peça nova de teatro, mas... dá aquela preguiça e você sugere comprar pizza por telefone e alugar um filme, ambos pensam “bom!”. Sim, de fato é realmente muito gostoso, mas imagine isso sendo repetido todo fim de semana...Adivinha? A dona rotina se instalou com mala e cuia na vida de vocês, tédio total. Começa então o desgaste terrível, tudo é previsível e fatigante .... a emoção vai para o brejo em doses homeopáticas.  Antes que percebam vão buscar novidades em outros lugares e ou pessoas. Culpa? Da rotina e dos dois encostados que deixaram ela montar acampamento. Cura? Coloquem ela pra correr imediatamente, ao primeiro sinal. Não se permitam repetir o mesmo programa constantemente. Inovar sim, mofar no sofá de casa... nunca!



2- Vida social própria – Um erro muito comum entre as mulheres. Boa parte daquelas sem personalidade, e facilmente induzíveis, acabam deixando de lado as suas amigas da época de solteira e vivem esclusivamente a vida social do seu grande amor. Os amigos dele viram seus amigos, os programas dele são os seus programas, os interesses dele são seus agora, enfim... sua vida própria sumiu. Viraram uma única pessoa, o famoso casal chiclete, parece fofinho... mas não é! O que acontece se a sua paixão quiser tomar uma só com os amigos, a coitada fica desnorteada achando que ele está traindo, que vai pra farra, quando na verdade ele só quer bater um papo sem precisar colocar filtros na conversa. A garota mais esperta, quando o namorado decide ir para o bar com seus amigos, faz o mesmo com as suas amigas e está tudo ok. Lá pelas tantas ambos vão ter colocado as conversas e fofocas em dia e vai bater aquela saudade do(a) parceiro(a). A noite será muito mais proveitosa quando se reencontrarem . Recomendo uma ou duas saídas independentes por mês. Aproveite... faça aquele programinha só para meninas, e que eles detestam.



3- Vida social em casal – Bom, vocês são um casal e obviamente não faz muito sentido todo fim de semana rolar mesa de bar dele com os amigos e de você com as suas amigas. Porém, é fundamental que a vida de vocês não se limite aos dois já que grande parte do tempo você estão um com o outro. Isso não quer dizer que seja chata a vida a dois, mas tão divertido quanto ir jantar a dois em um restaurante romantico é ir em um lugar novo com casal de amigos. Vocês compartilham experiências, vêem novos pontos de vista sobre as situações do dia a dia, pegam dicas de lugares, enfim, a vida a dois ganha um dinamismo. Vale fazer jantares em casa com amigos, experimentar comidas novas, aprender coisas diferentes. Divitam-se como casal também em grupo.



4- Sexo... fuja da mesmice – Cuidado. Sim, MUITO cuidado com isso. Esse é o ponto em que as muitas se perdem e fazem besteira, ou desistem de vez e se entregam de vez à mesmice ou exageram na dose e resolvem seguir todos os conselhos eróticos que encontram em revistas femininas. Criatividade é legal, fantasias também... mas cuidado, que o ridículo costuma ser par de certas aventuras. Tem gente que se desespera e acha que vale tudo para espantar a rotina, e quando se dá conta, já pagou aquele mico e o parceiro está rolando de rir de você... deprimente. Claro que sexo, que química é importante, faz parte e sempre será essencial num relacionamento romantico. No início é um dos pontos altos, a química rola perfeitamente, o encaixe é perfeito e a satisfação garantida. Ai parece que vocês encontraram uma fórmula secreta da felicida eterna. Porém, depois de um tempo se a coisa não muda, vem a nossa velha amiga rotina fazer sua visita. E quando ela chega, obrigatoriamente o tesão desaparece... esses dois não se dão bem. E, agora, o que faço? Dou de ponta cabeça, viro cambalhota, subo na parede?  Bem, se tem vontade, manda ver, tenta, experimenta! O importante é  procurar variar e fazer aquilo que tem vontade, de comum acordo com seu parceiro. O sexo é uma arte, e errar também faz parte. Há muitas opções e quando você já estiver na centésima, vai dar vontade de voltar pra primeira. Aproveite que você já tem intimidade e vai ousando.


5- Tribufu jamais!  – É natural que após o namoro haja uma mudança física e comportamental, as pessoas se transformam, evoluem... o legal da vida é justamente isso, temos o direito de mudar de opnião, de gosto, de vontade com o passar do tempo. Porém, é preciso tomar cuidado para que essa mudança não seja para pior, de repente seu marido acorda e descobre que a princesa virou uma sapa. Em relação a física, os programas gastronômicos aliados aos porcaritos que acompanham o filme da noite invariavelmente fazem com o que alguns quilos sejam incorporados no namoro-casamento. O problema é quando esses alguns viram muitos e ai surge do nada uma Miss Pig. Além da mudança física , a comportamental também influencia bastante no término. Por exemplo, quem se apaixonou por uma mulher independente e com opinião própria fatalmente ficará decepcionado se após semanas ela se mostrar completamente grude e submissa. Enfim, transformações são normais...  mas cuidado pra não virar um tribufu de saia. Nem deixe, por outro lado, que ele se tranforme num tribufu de gravata, porque eles também existem... a regra vale para ambos.