quarta-feira, 20 de abril de 2011

Perfumes, uma pequena lição!

Tecnicamente falando perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos, água e álcool, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objetos, principalmente, a nós... mulheres maravilhosas.
Os óleos essenciais são obtidos por destilação de flores, plantas e ervas, tais como a lavanda (alfazema), jasmim, sãndalo e frutas cítricas, etc. Também são utilizados compostos químicos aromáticos, e isso é altamente interessante... se você for química, rs
Os fixadores que aglutinam as diversas fragrâncias incluem bálsamos, âmbar cinzento e secreções glandulares de animais almiscarados. (adoro almíscar... musk, e não me importa da onde o extraem), Atualmente, estes animais estão protegidos em muitos países, por isso, os fabricantes utilizam almiscares sintéticos, ou seja, o ecopoliticamente correto já chegou ao mundo das essencias.
A quantidade de álcool depende do tipo de perfume que se quer obter. Normalmente, a mistura deixa-se envelhecer por um ano.

Os perfumes tem diversos tipos de concentração:

Eau de parfum - altamente concentrado, não recomendo para o nosso clima tropical,
Eau de toilette - o ideal para as brasileiras... sem exageros, perfuma com classe (você não correrá o risco de cheirar como uma vagaba pobre),
Eau de cologne -  leve, suave.... para usar depois do banho.

São classificados em famílias olfativas:

Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".
Florais: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.
Amadeirados - Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.
Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.
Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.
Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos etc.
Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.
Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e manjericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta



Porquê os perfumes tem tanto efeito sobre nós? Por conta de uma coisinha chamada sistema límbico, que é o "cérebro" das nossas emoções mais primitivas. Quer alguns exemplos? Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, sendo que o de alecrim alivia também o cansaço.
Certos perfumes atuam tão profundamente no nosso íntimo, capazes de provocar reações tão fortes que podem ser considerados verdadeiras armas de sedução. Christopher Gable é o gênio das fragâncias atrás da Demeter Fragances e criador dos perfumes mais deliciosos, sensuais e cobiçados de Hollywood. Ele conta que há um cheiro que, mais que todos, vira a cabeça dos homens.... gerando até uma prova física da exitação criada. Não vão acreditar meninas, mas trata-se do cheiro da canela. Sim, Gabriela Cravo & Canela, sabia de tudo! Cheiro tem tudo haver com instinto reptiliano... e, homens adoram canela e também baunilha. Segundo ele, suas clientes contam que os seus homens (maridos, namorados e cia) quase pulam em cima delas quando usam os perfumes "Cinnamon Bun" e "Vanilla Cake Batter". Não pode comprar essas armas mortíferas? Sem problemas.... passe um pouquinho de canela nos pulsos, entre as coxas, na nuca... e teste! O mesmo vale com umas gotinhas de baunilha... experimentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falaê...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...